História / Missão e objectivos / Acção Social

A Casa das Mães é a valência social principal da Casa de Santo António com capacidade para acolher até 17 mães adolescentes e seus filhos.

Desde 1931 que a nossa Instituição se dedica à causa da Vida, acolhendo e apoiando mães (adolescentes) em dificuldade.

 

Chegam até nós através de diferentes mecanismos de apoio social, como CPCJ, Tribunais, Centros de Saúde, linhas de apoio, …. Trazem na bagagem um passado perdido, desorganizado, sem valores ou afectos, mas também a coragem de assumir uma gravidez não planeada e a vontade de mudar as suas vidas pelos seus filhos.

 

Na Casa das Mães têm ao seu dispor um conjunto de apoios operacionais que lhes permitem estabelecer-se com todo o conforto e segurança. Estão acompanhadas 24 horas por dia, adquirindo conhecimentos na área da puericultura, lazer e cidadania.

 

Rodeadas de afectos, podem partilhar experiências, angústias e felicidades, num ambiente familiar e acolhedor. Por outro lado têm também ao seu dispor um conjunto de ferramentas técnicas, que as ajudam a delinear, por um período médio de 3 anos, um projecto de vida sólido e acompanhado, nomeadamente ao nível familiar, escolar, profissional, psicológico e social.

 

Durante esses 3 anos, deverão construir e desenvolver os diferentes passos para o seu novo projecto de vida. Sempre acompanhadas, vigiamos de perto a sua gravidez, presenciamos o inesquecível momento do parto, promovemos o cumprimento da licença de maternidade e o início de um percurso escolar ou profissional adequado ao seu projecto. Para tudo isto, é imprescindível o apoio da Casa das Crianças, que é a Creche situada no mesmo espaço físico da Casa das Mães, que os seus filhos frequentam enquanto cada mãe caminha no seu novo percurso de vida. Nos últimos meses dedicamo-nos à preparação da fase de autonomia, procurando apetrechá-las de ferramentas que suportem o sucesso de uma nova vida.

 

É nossa missão promover a unificação destas pequenas famílias e potenciar os talentos de cada ser humano para um contributo positivo para a nossa sociedade. O objectivo é educar para os afectos, para o respeito, para a cidadania, para a autonomia e para a fé.

A proposta a cada mãe é a de abraçar o futuro para uma vida melhor!