A rotina diária apoia a iniciativa da criança e promove a sua autonomia. Na Casa das Crianças esta é constituída por diversos momentos: acolhimento, atividades espontâneas, atividades orientadas e/ou semi-orientadas na sala e no exterior, higiene, alimentação, repouso, retorno à família. Para além da rotina transmissora de segurança, há ainda atividades pontuais como visitas de estudos, passeios, festas e comemorações.

Em todos estes momentos, temos presente uma ação pedagógica adequada, que responde às necessidades de cada criança, promovendo o seu desenvolvimento, em todas áreas: Pessoal e Social, Motricidade, Cognição, Pensamento Criativo e Espiritualidade.

Alguns exemplos de atividades orientadas:

  • Histórias, canções, rimas e lengalengas, dramatizações;
  • Jogos de associação, seriação, categorização, noção de mais/menos;
  • Jogos de encher/esvaziar, dentro/fora, montar/desmontar, depressa/devagar, em cima/em baixo;
  • Movimentar o corpo e partes do corpo, movimentar objetos, jogos de equilíbrio e de autocontrole;
  • Pintura com vários tipos de materiais, rasgagem, colagem, modelagem;
  • Exploração de instrumentos musicais, reconhecimento e imitação de sons, audição de diferentes tipos de música;
  • Expressão musical uma vez por semana em cada sala, com a colaboração de uma voluntária.